Estudo de caso de recursos de flowback revela benefícios ocultos
Fórum de fraturamento hidráulico da ShaleTech
Apresentado por: Aaron Sanders, Ph.D., diretor técnico
Stepan Oilfield Solutions
2 de novembro de 2021
O uso de recursos de flowback no fraturamento hidráulico não é novidade, mas estudos de caso anteriores haviam se concentrado principalmente no aumento da produção resultante. A Stepan Oilfield Solutions está dando um passo adiante.
Aaron Sanders, Ph.D., diretor técnico da Stepan Oilfield Solutions, apresentou recentemente o artigo "Estudo de caso de recursos de flowback revela benefícios ocultos" durante o Fórum de fraturamento hidráulico da ShaleTech. Durante o webcast, o Dr. Sanders discute os resultados de um conjunto recente de testes de campo com a Raney Energy e analisa os custos e benefícios holísticos do uso dos Recursos de flowback PETROSTEP® ME-2 da Stepan. Os testes de campo foram conduzidos em quatro poços verticais no depósito de pedra calcária do Mississippi na região centro-sul de Kansas e são comparados com poços próximos concluídos de forma semelhante. A análise abrangerá não apenas a produção, mas também aspectos do tratamento, do flowback e de custos operacionais dos poços. Às vezes, os benefícios não estão onde você espera.
Clique no botão abaixo para acessar a gravação.
O Dr. Sanders trabalha na indústria petroquímica há 19 anos; oito deles dedicados à Stepan e outros 11 à Dow Chemical. Ele desenvolveu com sucesso produtos em uma variedade de aplicações upstream, desde o fraturamento hidráulico até a recuperação aprimorada de petróleo (enhanced oil recovery, EOR) e é autor de mais de 40 patentes e artigos. É bacharel em Química pela South Dakota School of Mines & Technology e doutor em Química Orgânica pela The University of Wisconsin – Madison.