A Stepan Company dá passos em direção ao gerenciamento sustentável da água em três grandes locais de fabricação

27 de abril de 2022

A Stepan Company acredita fortemente no gerenciamento dos recursos hídricos de uma forma que respeite as comunidades em que atuamos e ajude a garantir que os recursos hídricos permaneçam abundantes para as gerações futuras. Como signatária do Pacto Global das Nações Unidas, a Stepan apoia metas específicas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para as quais podemos ter um impacto positivo significativo, como água limpa e saneamento, consumo e produção responsáveis e ação climática.

Definimos metas ambiciosas em torno da conservação da água para nos ajudar a apoiar essas metas: 

Water Management Goal 2022

 

Até agora, a Stepan fez progressos significativos em direção a essas metas. Em 2021, atingimos nossa meta de realizar avaliações de risco de água em todas as unidades com dois anos de antecedência. Os resultados da avaliação de risco de água foram usados para classificar cada unidade com base no modelo Aqueduct do World Resources Institute e foram validados usando uma pesquisa específica do local desenvolvida pela Stepan. Este trabalho nos coloca no caminho certo para alcançar nossa meta de desenvolver planos de gerenciamento de água para todas as unidades até 2023.

Também continuamos a trabalhar em direção à nossa meta de redução de 40% no uso de água até 2025. Em 2021, reduzimos o uso de água em 30% em nossas unidades avaliadas inicialmente em 2016. Vários locais demonstraram redução notável do uso de água, incluindo nossas unidades em Manizales, Colômbia; Maywood, Nova Jersey; e Winder, Geórgia, EUA.

Economia circular através do retorno de gás
Por meio da avaliação do gerenciamento do fluxo de águas residuais, a equipe da unidade de Manizales identificou uma oportunidade para promover a economia circular, devolvendo os gases de escape das operações da nossa unidade para um parceiro do setor na área a ser reutilizado como matéria-prima. O projeto resultou na redução de águas residuais geradas no local em mais de 60% e contribuiu para uma redução significativa no consumo de água.

“A equipe de Manizales da Stepan demonstrou um alto nível de compromisso ambiental por meio do projeto de retorno de gás que apoia a economia circular”, diz Nicolas Rodriguez, gerente da fábrica de Manizales.

Economia de 1,8 bilhão de litros de água de rio
Os esforços de conservação da água em nossa unidade de Maywood, Nova Jersey, EUA, fizeram parte de um plano plurianual para deixar de usar água de rio como fonte de resfriamento para uma variedade de sistemas alternativos de recirculação. A mudança para a água da torre de resfriamento e o resfriamento a frio do petróleo resultou em uma redução de uso de 1,8 bilhão de litros de água de rio anualmente e coloca a unidade no caminho certo para eliminar o uso de 100% de água de rio até o final de 2023.

John Ostroski, gerente de engenharia e manutenção na unidade da Stepan em Maywood, que foi responsável por identificar, desenvolver e implementar vários projetos de redução de água, comentou: “Acho que a maioria concordaria que a segurança é uma prioridade máxima ao projetar ou desenvolver um processo. No entanto, os engenheiros também têm a responsabilidade de garantir que o processo seja sustentável, caso contrário, não é uma solução verdadeira. Nos últimos anos, fiz parte de uma mudança na Stepan que impulsiona um maior alinhamento nessa responsabilidade e avalia continuamente nosso impacto no meio ambiente. Essa mudança capacita nossa força de trabalho atual e atrai novos talentos. A visão da empresa sobre sustentabilidade é uma visão da qual acho que todos aqui se orgulham.”

Redução, reutilização e reciclagem de condensado de vapor
A equipe em nossa unidade em Winder tem trabalhado em um projeto de recuperação de condensado de vapor que permitiu a reutilização de condensado das operações do local e reduziu nosso uso de água potável na instalação. Este projeto também nos permitiu reduzir a quantidade de água que enviamos para fora de nossas instalações como águas residuais para tratamento. O projeto de recuperação de condensado de vapor foi focado na redução de contaminantes no condensado, permitindo que seja reciclado na caldeira de vapor do local e eliminando vazamentos ou descargas fora do sistema de condensado. O projeto resultou na redução do fluxo de água para a estação de tratamento de águas residuais no local, o que, consequentemente, reduz a quantidade de água descarregada da estação, os custos de tratamento químico de água e ajuda a garantir a conformidade com as permissões ambientais. Também ajudou a reduzir a quantidade de energia necessária para produzir vapor.

Este ano, a equipe de Winder planeja continuar a melhorar nosso sistema de condensado implementando equipamentos de monitoramento de contaminação da água que permitirão identificar rapidamente a fonte de água contaminada e corrigir o problema para que a água possa ser reciclada.

“O projeto de redução do uso de água tem sido um divisor de águas para a uniDADE. Não é apenas a coisa certa para a nossa comunidade e o meio ambiente, mas também fornece a margem para operar a estação de tratamento de águas residuais em nossos limites de permissão, mesmo quando tratamos volumes mais altos de água gerados por tempestades ou aumento da produção da planta”, disse Bobby Poage, gerente da usina de bobinas.

Quando perguntado como a unidade de Winder fez progresso significativo na redução do uso de água, Adam Chabayta, operador de serviços públicos, comentou: “[O projeto de redução do uso de água na Winder] aconteceu porque nos importamos. Tivemos apoio [da organização] para o projeto e gastamos muito tempo e esforço no rastreamento de fontes de água e contaminação que nos impediam de reciclar condensado.”

Na Stepan, entendemos o risco e o impacto associados ao uso e à disponibilidade de água em todo o mundo. “Esses projetos são excelentes exemplos de que a Stepan vive de acordo com um de seus valores fundamentais: a sustentabilidade. Em cada caso, avaliamos como estávamos usando um recurso natural crítico e tomamos medidas para reduzir nosso impacto no meio ambiente e nas comunidades vizinhas. Continuamos a analisar as operações da unidade para obter mais reduções de água e outras oportunidades para melhorar nossa pegada ambiental geral”, disse Kendall Wilson, diretor ambiental.

Em nossas regiões, buscamos oportunidades para implementar medidas de eficiência para economizar água e reduzir a produção de águas residuais. Em áreas com estresse hídrico onde a Stepan opera, o consumo de água é estritamente gerenciado e iniciativas como o reaproveitamento de águas residuais são utilizadas. Para aumentar a conscientização, passamos os últimos anos trabalhando para entender melhor os riscos hídricos e as oportunidades para reduzir ainda mais nossa pegada global de água.

 

Quer ser notificado sobre outras notícias relacionadas à sustentabilidade como esta?

Assine hoje mesmo nosso boletim informativo trimestral sobre sustentabilidade! 

Saiba mais sobre nossas prioridades de sustentabilidade

Visite nossa página de sustentabilidade para conhecer nossas metas de sustentabilidade